Fora
Deputado federal Flaviano Melo (MDB) detectou uma ameaça no gabinete dele. Pessoa que tentava fazer intriga entre o deputado e o senador Sérgio Petecão (PSD) estava gravando falas do patrão. Não contou conversa. Demitiu a pessoa.
Inocente
Sem saber dos detalhes que antecederam a demissão e sensibilizado pelo choro da ex-assessoria de Flaviano, Petecão aventou a possibilidade de contratar a criatura para o gabinete dele. Foi desaconselhado pelo conselho de notáveis, que conhece bem o modus operandi.
Herdou
Ao que parece, um parlamentar desavisado contratou a ex-assessoria de Flaviano Melo. Nos bastidores políticos, as apostas são de um prazo de 6 meses para o arrependimento.
Insípida
Visita do pré-candidato ao Governo do Estado pelo PP à Assembleia Legislativa transcorria de forma modorrenta, quando um popular na galeria saiu-se com essa: “Esse Gladson é igual ao Nerso da Capitinga”. Todos olharam na direção do senador e gargalharam alto. A posição era a mesma do personagem cômico e o paletó jogado por cima de uma camisa maior não ajudou.
Must
A festa de aniversário do senador Sérgio Petecão começa ao meio dia desta sexta-feira e se estende até o domingo. Tem gente se dirigindo para a chácara Boi Cagão com barracas e colchonetes. Também deverão chegar alguns riquinhos em seus jatinhos particulares.
Obedeceu
O deputado Jonas Lima (PT), que há tempos diz estar decepcionado com a política, decidiu se lançar à reeleição por um pedido desesperado de Marcus Alexandre. É que o candidato da FPA está consciente que as portas no Juruá estão praticamente fechadas para ele.
Longe de terminar
Essa disputa interna na oposição promete não terminar bem. A mais recente foi um convite distribuído com o nome dos candidatos ao Senado Marcio Bittar (MDB) e… Minoru Kinpara (REDE). Sérgio Petecão ficou igual siri numa lata.
Habemos governo?
O questionamento foi feito pelo deputado Nelson Sales (PP). O parlamentar perguntou: “Alguém sabe se ainda temos secretário de Saúde? Se temos alguém respondendo pelo governo?” Porque, segundo Sales, o Acre está à deriva e nenhum serviço público funciona.
Aves
A União Europeia fechou as portas para 20 frigoríficos de aves do Brasil. A decisão deve ser publicada nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial da UE e deve se efetivar após 15 dias. A medida caiu como uma bomba já esperada: há 4 meses o mercado de aves no país vem sofrendo crise. E o que o Acre tem a ver com isso?
Acre Aves
Bem. Diretamente, o Acre não tem nada a ver com isso. Mas, o rescaldo é sentido. Com a União Europeia fechando as portas para o frango brasileiro, isso tende a aumentar a oferta de frangos no país.
Caso…
Caso (atente bem, leitor)… caso as indústrias de beneficiamento de carne de frango resolvam mirar para o Norte como um mercado estratégico para vender os produtos não comercializados com a Europa, há possibilidade de que a oferta aqui aumente. Consequentemente, o preço tende (veja bem, leito: tende) a baixar. Mas, o organizado e consolidado mercado da carne de frango no país equilibra o jogo de oferta e procura rapidamente. A consequência disso é que o consumidor não sente os efeitos que gostaria no bolso na hora de comprar.
Mas…
Paulo Santoyo, o empreendedor da Acre Aves diz que a previsão não é de redução de abates (hoje calculado entre 14 e 15 mil abates por dia) e nem de demissões. Mas, em alguns aspectos, a leitura otimista de Santoyo não teve como escapar: os custos com tendência de alta e preço de venda baixo (para a indústria).
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com
Foto de Ilustração: Alexandre de Carvalho/Agência de Notícias do Acre

