Natex
R$ 1,2 milhão. Esse é o montante da dívida que a direção da Natex tem com funcionários e outras pendências da administração do empreendimento. Desde dezembro de 2017 que não é feito repasse para a Fundação de Tecnologia do Acre, órgão do Governo do Estado, responsável pela administração da fábrica de preservativos.
Saída
José Luiz Gondim, diretor-presidente da Funtac, já está arrumando as gavetas. Ele deve deixar a função. Garante que não será candidato a nada. Mas, adianta que o Governo do Acre deve resolver essas dívidas “o quanto antes”. A expectativa é que o próximo diretor-presidente da Funtac resolva já em abril. São pelo menos 4 meses de salários atrasados dos funcionários.
Estratégia
As eleições de 2018 têm importância especial para o PCdoB no Acre. O partido sabe que precisa reconquistar espaços perdidos e que lhe enfraqueceram as pernas nas relações de forças internas na Frente Popular. Reconquistar espaços perdidos, no PCdoB, tem outro nome: “retomada do posicionamento”.
Meta
A meta do partido é eleger dois deputados estaduais e um deputado federal. Não é um desafio qualquer, em um cenário de crise da classe política sem precedentes. Basicamente, o PCdoB aposta em quatro nomes para a Aleac: Jenilson Lopez, Edvaldo Magalhães, Eduardo Farias e Tarcísio Araújo. Para a Câmara Federal: Perpétua Almeida.
Tamanho
PCdoB do Acre tem o seguinte tamanho: 16 vereadores em 12 câmaras municipais onde tem 2 presidentes e duas prefeituras (Jordão e Bujari); um suplente de deputado federal e um deputado estadual.
Na prática
Na prática, o partido deve eleger um deputado estadual e, com esforço (e muito esforço), retomar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Caso consiga esse resultado já pode voltar a falar mais grosso dentro da FPA, caso Marcus Alexandre seja vitorioso (o que é, atualmente, apenas uma hipótese).
Ressentimento
O PCdoB ainda lambe as feridas por não ter sido contemplado na chapa majoritária liderada por Marcus Alexandre. Em discussões internas da FPA lideranças do partido citaram o termo “perigo” para qualificar o fato de não fazer parte do time principal da chapa.
“Çey!”
Engana-se quem pensa que essa é uma situação superada. Um debate velho. Conversando um militante sobre o assunto, a resposta veio em tom de ironia: “Superada? ‘Çey!’ Esse debate vai voltar na hora certa”, falou, esperançoso de que a FPA seja vitoriosa.
Chapas
Frente Popular está calada. Mas, faz contas. Não se sabe em qual calculadora, mas estão com esperanças de eleger 5 deputados federais. Falta só cominar com os russos, para lembrar uma velha anedota de Garrincha.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

