Crise
Dos 44 jornalistas que atuavam na Assessoria de Comunicação do governo, no primeiro mandato de Tião Viana, restam só cinco naquela secretaria. No início do segundo mandato, Tião reduziu pela metade e chegou ao último ano do governo com esse número irrisório.
Crise II
A TV Aldeia não tem mais carro para garantir o deslocamento dos repórteres e dispõe de apenas uma câmera. Resumo, os funcionários passam o dia olhando para nuvens e imaginando figuras de bichinhos.
Não desistiu
Ao contrário do que foi divulgado, o deputado Raimundinho da Saúde não desistiu de concorrer à reeleição. Que ele está decepcionado com a política, é fato. Mas, daí a sair fora vai uma grande distância. O parlamentar está conversando com suas bases eleitorais e ouvindo as opiniões. Dificilmente optará pelo encerramento da carreira política nesse momento.
Máquina…
Que a política é uma máquina de moer gente, todo mundo sabe. Para entrar nesse mundo e permanecer nele tem que ter couro duro. As pressões vêm da população, da imprensa, do governo, do partido, da coligação, da família…
…de moer…
A política acriana tem alguns exemplos emblemáticos de gente que saiu e não quis mais saber de política partidária, entre eles o primeiro deputado comunista do Acre, Sérgio Taboada, que preferiu bancar os estudos fora daqui vendendo cachorro quente na praia a aturar as pressões e violações do seu caráter.
…gente
O ex-deputado Luiz Saraiva foi outro que preferiu cuidar do escritório de advocacia e dos afazeres da Loja Maçônica a continuar debatendo no plenário da Assembleia Legislativa. Said Filho trocou os debates da política pelas salas de aula da Universidade de Brasília. Todos eles, reconhecidamente, bons parlamentares.
Espatifando
Ex-deputado, notoriamente misógino, continua a fazer estragos nas redes sociais. Dizem que a cada comentário ele diminui um voto do Gladson Cameli (PP). O comentário de um apoiador da candidatura Gladson governador completou: “Não sei por que mantém esse rapaz nos grupos. Ele se apresenta como tendo alguns milhares de votos. Se tivesse o que diz estaria na Assembleia para onde não conseguiu voltar”.
É o Acre
Fama é o que não falta para o nosso pequeno e pobre estado. Não bastasse ser manchete na BBC por causa da violência ainda aparece na mídia nacional por causa de uma “aparição” nos céus. Entre a discussão sobre ter sido um asteróide, um avião ou foguete russo que caiu na fronteira Acre/Peru, ainda sobra para os investigadores de fenômenos apontarem para a existência de uma base alienígena na selva amazônica.
Engrossando o coro
Dizem que a fila para embarcar no OVNI e ir embora do Brasil está tão grande dentro da mata, que o Ibama já está deslocando fiscais para multar o estrago. Querem garantir os U$ dos créditos de carbono.
Sério
A gente brinca, mas o caso é sério. Com o custo de vida cada vez mais alto e os salários inversamente proporcionais; desemprego em alta e violência desenfreada, ninguém tem vontade de permanecer no país.
Fim?
Informação que toma conta das redes sociais afirma que os funcionários da Peixes da Amazônia foram demitidos há 15 dias e nem receberam os salários de dezembro. A empresa estaria devendo aos produtores e fornecedores. Por essas e outras que o governador Tião Viana (PT) já fala em reativar os seringais…
Negou
O diretor-presidente da Peixes da Amazônia S/A, Fábio Vaz, negou o problema nos termos em que foi divulgado. Em nota endereçada à deputada Eliane Sinhasique (MDB), ele lembrou o trabalho sazonas em áreas específicas da empresa; disse também que uma parte dos funcionários foi dispensada momentaneamente por causa de reformas na estrutura física do complexo.
Atraso
“O pagamento de colaboradores está atrasado 24 dias. Décimo terceiro em dia. O pagamento em atraso está sendo restabelecido esta semana com dinheiro de entrada de vendas. Muito importante esclarecer que dependemos de vendas (e não do governo como muitos pensam)”, disse Vaz na nota.
Seringa
Não se entende por que a menção ao extrativismo provoca arrepios de horror. O Canadá, país rico, de primeiro mundo, tem no xarope de Bordo, seu principal produto. O Bordo também é a seiva de uma árvore, como o látex e até a bandeira do Canadá tem a folha da árvore do Bordo. Por aqui, o povo usa o termo seringueiro, como pejorativo. Vai entender…
Guerra
A guerra dentro da oposição continua sangrenta. A confusão armada por Marcio Bittar continua rendendo. Pessoa próxima a ele diz que tudo caminha para levar Marcio a retirar a candidatura ao Senado. Se isso acontecer, Alan Rick (DEM) perde o principal apoio à indicação do nome dele como vice de Gladson Cameli.
Gaecco
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e o Ministério Público do Acre vão voltar a ter um trabalho em parceria. Mais efetivo do que o já existente. A ideia do Palácio Rio Branco é voltar a trabalhar nos moldes do que foi feito há quase 20 anos, quando o Grupo de Combate ao Crime Organizado teve participação efetiva na elucidação de muitos crimes no Estado.
Gaecco II
O próprio secretário Emylson Farias projetou muito sua carreira nessa época. Não se sabe exatamente de que forma seria feita essa repaginação do Gaecco. Mas, a intenção é dar uma “chacoalhada”. Do jeito que está não pode ficar.
Sugestões, críticas e informações quentinhasredacao2@gmail.com

