Amazon Log 2017
A base do treinamento militar multinacional envolvendo tropas do Brasil, Peru, Colômbia, Estados Unidos e alguns países da Europa está instalada na cidade de Tabatinga. A ideia é atuar em diversas frentes, mas o destaque é para o combate ao tráfico de drogas. Um exercício militar desse tamanho, claro, não poderia passar despercebido pelo “olhar revolucionário” dos que entendem a ação como uma “demonstração óbvia” de atentado à soberania nacional, biopirataria, controle da água, minérios etc etc.
Teoria da Conspiração
Há quem enxergue a CIA em tudo. Há quem enxergue a “ameaça yankke” em tudo. E o mais engraçado (para usar um termo que mantenha o decoro) é que, para esses jovens revolucionários que enxergam a teoria da conspiração em tudo, os que não têm o “privilégio” de tão apurada visão são taxados de “inocentes”, “polianas” etc. etc. É quase hilariante mesmo a situação.
Ausência
Bom, a verdade é bem mais simples e menos fantasiosa. A real ameaça à soberania nacional existe cotidianamente na região; a verdadeira ameaça aos recursos naturais por empresas e grupos econômicos existe cotidianamente na região; a demonstração óbvia da ausência rotineira do Estado brasileiro na região é evidente no vazio de vigilância que permite que a região seja uma das mais usadas para o tráfico de drogas.
Interesses
O exercício militar é “neutro”? Não atende a nenhum interesse? A coluna pede licença para lembrar o geógrafo francês que melhor relacionou, no século XX, a Geografia com a guerra. Além de observar o domínio da Geografia como instrumento para hegemonia territorial, ele foi cirúrgico ao entender que “só o nada é neutro”. Portanto: nem o Amazon Log e nem cultos e missas são neutros.
Daí…
Mas, daí a referenciar toda e qualquer ação como uma medida planejada nas pranchetas da CIA, como se o mundo ainda vivesse o nervosismo da crise dos mísseis em Cuba é de lascar!
Argumentos
Bom, mas há argumentos para todos os gostos e ideologias. O leitor que escolha a que melhor lhe aprouver. O debate é velho.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com

