Ajudinha
Grupo forte do PT de Mâncio Lima se reuniu com o presidente do PDT. Os petistas de lá vão dar uma mãozinha no fortalecimento do PDT, empurrando para o partido um grupo expressivo de dissidentes do PMDB.
Primeira …
O deputado Jairo Carvalho (PSD) foi o rei dos holofotes na sessão solene que homenageou odontólogos. A sessão solicitada pelo deputado André da Droga Vale (PRB) ia “daquele jeito”, quando Jairo assumiu a tribuna e, apontando para o prefeito André Maia, de Senador Guiomard, disse que o moço está solteiro e que Senador Guiomard precisa de uma primeira dama.
… dama
Nem o vermelho tomate maduro do prefeito André fez o deputado Jairo Carvalho desistir da ideia. Em alto e bom som, ele ofereceu o prefeito, desafiando as solteiras presentes a se habilitarem a conquistar o prefeito.
Questão fechada
Para acabar de vez com as especulações envolvendo o nome do presidente do Basa, Marivaldo Melo, o PSD já o definiu como seu candidato a deputado federal, mesmo. Jairo Carvalho que já andava ensaiando um voo mais alto desde que Marivaldo se acautelou em relação à disputa de federal recuou e vai disputar a reeleição.
Jogando …
Deputados da Frente Popular reclamavam hoje do que chamam de forma desastrada de fazer política, dos caciques da FPA, que, segundo eles, joga lideranças nos braços da oposição. Fizeram isso com o ex-deputado Thaumaturgo Lima, ex-PT, com o atual vice prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, ex-PCdoB e com o ex-deputado Henrique Afonso (ex-PT).
… fora
Henrique Afonso, deputado federal pelo PT, foi jogado nos braços do PSDB e trazido de volta para a FPA a peso de ouro. Isso mesmo. A expressão usada pelos deputados foi essa: a peso de ouro. Henrique Afonso e Pedro Longo são os mais novos integrantes do PV. Partido satélite da FPA.
Discussão
Essa discussão veio à tona por causa do debate em torno do nome do vice de Marcus Alexandre (PT). O mais novo nome jogado na mesa é o do deputado federal Moisés Diniz (PCdoB). As lideranças da FPA temem que os sucessivos “nãos” dos irmãos Viana levem o cacique para a oposição. Mas, Moisés jamais iria para a oposição. Se tivesse que sair do PCdoB (o que não fará, porque como presidente tem a oportunidade de resgatar os valores ideológicos dos comunistas), iria para o PSOL, ou semelhante.
Interlocução
O sonho de Moisés Diniz em resgatar o ideário comunista pode esbarrar no casal Perpétua Almeida/ Edvaldo Magalhães, os interlocutores do governo do PT, dentro do PCdoB, e virar um pesadelo político partidário que pode, sim, levar Diniz a buscar outro ninho. O problema é que se ele sair não sairá sozinho e o PCdoB não está em condições de perder mais gente.
Expressão
Entre os deputados da FPA, principalmente entre os do PT, a aposta é que o deputado Jenilson Lopes (PCdoB) vai deixar Edvaldo Magalhães na poeira. Jenilson não conta apenas com os votos dos comunistas, como é o caso de Magalhães, e soube construir tanto o mandato como apoios, com pessoas de todos os matizes ideológicos. A reeleição dele é dada como certa e o PCdoB, garantem, só faz um deputado estadual.
Valor
Aliás, Jenilson Lopes é o único parlamentar que usa a tribuna da Assembleia Legislativa para defender o Governo do Estado. O líder do governo, Daniel Zen (PT), faz ouvidos moucos às acusações da oposição. O líder do PT nem aparece nas sessões. E a deputada Leila Galvão (PT), que usa a tribuna religiosamente três vezes por sessão, fala de tudo, até do sexo dos cavalos marinhos, mas, não abre a boca para defender o governo.
Vice
Cada partido da Frente Popular tem legitimidade para sugerir o vice em chapa liderada por Marcus Alexandre. Até o PT tem essa prerrogativa. Há um grupo do partido que defende o nome da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem. Uma chapa “puro sangue”, no atual cenário, é algo improvável. Mas, serve para pontuar politicamente como anda o moral da prefeita internamente, no partido.
Fórum de Governadores
Sem querer entrar na polêmica a respeito dos custos do 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, a questão é simples: o recurso foi bem empregado. O evento foi bem organizado. Para os padrões locais, pode-se dizer que cada coisa estava em seu devido lugar. Só uma falha vital apagou o brilho inicial do evento: o apagão de telefonia e internet.
Fórum de Governadores II
O apagão de internet durante a realização do 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal é uma excelente oportunidade para que os gestores reforcem ações conjuntas para resolver os problemas de infraestrutura de comunicação em toda a região. Do jeito que está, tudo fica comprometido. Sobretudo, a execução de política pública.
Providências
Quem vai ser responsabilizado pelos prejuízos do apagão de internet? O Procon soltou uma nota protocolar e o Governo do Acre ainda não se posicionou formalmente sobre o problema.
Alckmin no Acre
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, confirmou agenda no Acre no encontro que vai discutir Segurança Pública e Narcotráfico. Seja sincero, leitor: você acha que ele viria ao Acre se não fosse candidatíssimo à presidente da República pelo PSDB? Isso, em nada tira a importância do que se discute no evento. Mas…
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com

