Louros
Intrigante os extremos dessa questão envolvendo o aumento do preço das passagens de ônibus. De um lado a oposição criando fatos e tentando capitalizar a “defesa dos interesses popular”. De outro, o prefeito Marcus Alexandre tentando falar grosso em um jogo de cartas já marcadas pela LDO aprovada ano passado na Câmara.
Louros II
O fato é que os louros do aumento do preço da passagem de ônibus de Rio Branco trazem a assinatura do petista Marcus Alexandre. O provável aumento terá a digital dele. É o segundo aumento no preço das passagens com o petista no comando do município. Isso não é opinião. Será mais um fato.
Equilíbrio?
Outro fato intrigante é o apelo (naturalmente próprio de quem está no Executivo) ao “equilíbrio” das análises: a leitura das planilhas e gráficos devem ser feitas “de forma técnica” (enchem a boca para dizer essa expressão). Quando, na verdade, o que se tem é uma decisão política. Outra coisa: representante de Movimento Popular adotando a retórica do patronato, confundindo política com politicagem é fenômeno velho, próprio de lideranças cooptadas.
Atentados
Voltaram os casos de atentados a ônibus na Capital e no interior. Em Rio Branco, na noite desta terça-feira (14), foram três ônibus incendiados, mais dois em que foi tentado o incêndio e um outro (ônibus escolar) incendiado em Vila Campinas.
Represália
A polícia credita a autoria dos casos à atuação de facção criminosa. Três integrantes do grupo foram mortos na segunda-feira na Baixada da Sobral. Mais uma vez, voltam as cenas que se tornaram rotina em 2016.
Martelo
O martelo ainda não foi batido em relação à troca de cadeiras no PDT. A ida do deputado Heitor Júnior para o lugar de Henry Nogueira da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios ainda não está definida. Uma nova conversa está agendada para o início de março.
Deu certo
Heitor Júnior tem experiência de 18 anos como consultor do Sebrae e isso foi entendido como argumento técnico para justificar a decisão política. Henry Nogueira é o primeiro suplente na chapa própria calculada pelo presidente do partido Luiz Tchê para que a sigla pudesse fazer esse tipo de modificação sem ter prejuízos. Deu certo. O cálculo acabou com soma correta para o PDT.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com
Foto de ilustração: Ascom Prefeitura de Rio Branco

