Determinação
Tribunal Superior Eleitoral baixou resolução obrigando os bancos a enviarem periodicamente extratos de contas dos partidos políticos à Justiça Eleitoral.
Nova determinação
De acordo com a nova norma, os partidos passarão a ter três contas distintas: uma para a movimentação do fundo partidário, uma para doações de campanha e uma terceira para “outros recursos”, que englobam contribuições destinadas à constituição de fundos próprios, sobras de campanha e realização de eventos, entre outros.
Importante
A medida visa facilitar o processo de análise das contas dos partidos, uma vez que até agora as agremiações normalmente emitiam à Justiça Eleitoral apenas demonstrativos contábeis, apresentando os extratos somente em casos de auditorias especiais quando indícios de irregularidades eram identificados pela corte.
A casa caiu
Agora os partidos não poderão mais gastar conforme as suas conveniências, haja vista que terão que apresentar relatórios e, de quebra, compará-los com os extratos bancários.
Exemplo
Governo do Estado bem que poderia se espelhar em exemplo que vem da modesta Prefeitura de Tarauacá. O prefeito da cidade, Rodrigo Damasceno, carregou na tinta e exonerou todos os cargos comissionados. Frisa-se: todos os cargos comissionados. Só ficaram os secretários despachando com os funcionários efetivos.
Exemplo II
Foram 120 pessoas exoneradas. É uma multidão para uma prefeitura tão pequena. Readmissões, claro, devem ser feitas, mas dentro de um ajuste de extrema necessidade. Ser gestor não é fácil. Exige tomadas de decisão que deixam arrepiados os estrategistas políticos.
Maquiavel
Observa-se que a cartilha do jovem médico Damasceno remete a um velho conhecido da Teoria Política. A medida drástica foi tomada de uma só pincelada, certeira, fatal. Agora, é retomar o trabalho para mostrar que a decisão teve lógica e foi necessária.
Visita
O candidato à presidência da Câmara dos Deputados, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), visitará o Acre nesta quarta-feira.
Candidato
Líder do PMDB na Câmara, Cunha é um dos candidatos à presidência da Casa e está percorrendo todos os Estados brasileiros fazendo campanha entre os parlamentares eleitos e reeleitos.
Campanha
Como vem fazendo nos demais estados, no Acre deve manter agendas de trabalho junto ao governo do Estado, dirigentes locais do PMDB e os deputados federais que comporão a Câmara Federal pelo Estado a partir de fevereiro.
Convidados
Além dos dois peemedebistas, Flaviano Melo (PMDB) e Jéssica Sales (PMDB), o Major Rocha (PSDB) também irá participar da reunião com o candidato em Rio Branco. Vários prefeitos do interior do Estado também devem comparecer ao encontro.
Também presente
O senador Gladson Cameli (PP) já confirmou que participará da reunião com Eduardo Cunha. Ele poderá influenciar para que o seu partido apoie o peemedebista na disputa da Câmara Federal.
Confirmado
Os novos parlamentares federais e senadores tomarão posse no domingo, primeiro de fevereiro. Logo depois haverá a eleição da mesa diretora da Câmara e do Senado. É a primeira vez que a posse e eleição ocorrem em um domingo.
Também
No Acre não será diferente. A posse dos deputados estaduais e eleição da nova Mesa Diretora também ocorrerão domingo.
Escolhido
Por aqui o martelo já foi batido e o novo presidente da Aleac será o deputado reeleito Ney Amorim (PT).
Competente
Competência ele tem de sobra para levar o parlamento adiante. Resta saber se terá o mesmo trato com as pessoas como teve o ex-presidente Elson Santiago.
Cordial
Santiago conseguiu realmente a proeza de aproximar o parlamento do povo. Sem contar que o trato com a imprensa foi de extrema cordialidade.

