Documento relata dificuldades na vacinação de grupos prioritários
Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), publicou na manhã deste domingo (11), uma nota de esclarecimento referente ao uso das vacinas que atualmente estão em estoque.
A nota que foi assinada pela coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI) Renata Quilles, apresenta a quantidade de doses da vacina contra a covid-19 que já foram distribuídas para os municípios e relata dificuldades para imunizar ribeirinhos e indígenas.
Confira a nota de Esclarecimento na íntegra:
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) diante dos questionamentos acerca dos estoques de vacina esclarece que:
A Central Estadual já distribuiu aos municípios 110.687 doses para a realização da 1ª dose e 53.773 doses para a 2ª dose, assim totalizando 164.760 doses em posse dos municípios.
A equipe técnica do Plano Nacional de Imunização (PNI), vem realizando monitoramentos nos municípios onde foi detectado que além das dificuldades de deslocamento para vacinação dos ribeirinhos e indígenas, existem um número expressivo de fichas a serem digitadas nos sistemas.
Todas as orientações tem sido realizadas com o objetivo de acelerar a vacinação. A partir da próxima semana a Sesacre junto com as Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas estarão realizando mutirões de vacinação nos municípios.
A Campanha de Vacinação contra covid-19 tem sido um desafio extremo e que alguns municípios possuem barreiras naturais diferente da realidade de outros. As doses dos indígenas só podem ser utilizadas com a autorização do Ministério da Saúde, e que o estoque que se encontra em posse do Estado hoje é referente as doses que não foram autorizadas para empréstimo.
Renata Quilles
Coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI)




