Pagamento será do mesmo valor do benefício
Todos os beneficiários do Programa Bolsa Família contarão com 13º este ano. Nesta terça-feira (15), O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou a Medida Provisória que garante o 13º a todos os beneficiários do programa “Bolsa Família”. O pagamento, no mesmo valor do benefício, seguirá o calendário regular do programa.
Promessa de campanha de Bolsonaro, o pagamento foi possível graças ao aumento de R$ 2,58 bilhões no orçamento do Ministério da Cidadania, assegurado pelo Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do Primeiro Bimestre de 2019, do Ministério da Economia.
Em discurso, Bolsonaro disse que a ideia de criar um abono natalino no programa surgiu a partir da fala da oposição na campanha eleitoral de que Bolsonaro acabaria com o Bolsa Família se eleito. “Uma grande conquista dessas pessoas que tanto necessitam e ficaram esquecidas por muito tempo”.
Em outra frente, o Ministério iniciou a convocação de mais de cinco mil ex-beneficiários do Bolsa Família a devolverem recursos recebidos indevidamente. No total, o governo federal está emitindo cobranças no valor de R$ 5,8 milhões. As pessoas foram identificadas porque há suspeita de informações irregulares prestadas intencionalmente ao Cadastro Único.

