Governadores se reúnem para VII Edição do Fórum Nacional
No dia 08 de outubro, os chefes do Executivo de todo o Brasil se reuniram no VII Fórum Nacional de Governadores, para discutir, entre outros assuntos, o pacto federativo, a reforma tributária, a securitização e o Plano de Equilíbrio Fiscal.
Ao participar do encontro o governador Gladson Cameli anunciou que vai apresentar à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) um projeto de reforma da previdência.
A sugestão dos gestores é incluir os estados na reforma através da Proposta de Emendas à Constituição – PEC paralela, em análise no Congresso Nacional. Mas, diante da suposta crise financeira enfrentada pelo Acre, o governador afirmou que adiantará o processo.
“Vou mandar esse projeto o quanto antes, porque o Acre enfrenta uma situação de emergência financeira e não podemos mais esperar”, disse o governador, exemplificando: “O déficit da Previdência no meu Estado em janeiro deste ano foi de R$ 40 milhões e já estamos caminhando para R$ 50 milhões, porque a conta cresce mensalmente e quem paga é o povo, que não pode mais esperar”.
Em pronunciamento, Cameli também defendeu medidas como a reforma tributária e pediu atenção especial aos estados de fronteira na divisão do Fundo Nacional de Segurança Pública e dos recursos provenientes dos royalties do petróleo. Além de defender a permanência e manutenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização Profissional (Fundeb).

