Momento pede delicadeza e respeito
Momento de grande consternação e de emoções à flor da pele, a cerimônia de velório pede um comportamento altamente respeitoso e delicado dos presentes. Seja na despedida de um familiar, amigo, conhecido ou colega de trabalho, alguns detalhes ajudam com a assertividade na ocasião, permitindo oferecer afeto e apoio aos parentes mais próximos da pessoa falecida.
Detalhes que fazem a diferença
Apesar do consenso do envio da coroa de flores apenas quando não se é possível estar presente no momento do velório, é delicado encomendá-la mesmo com o comparecimento na despedida. Essa é uma forma de demonstrar respeito e carinho por aquela pessoa que se foi. Sempre verifique antes do envio se há alguma questão religiosa que possa impedir o recebimento das coroas de condolências.
É claro que as pessoas devem sempre usar o que preferirem, mas esse momento pede, preferencialmente, vestimentas mais sóbrias e de cores neutras. O preto não é obrigatório, e outros tons mais fechados também são recomendados. A linguagem das cores representa a ocasião, e nela não cabem trajes muito descontraídos e nem cores muito fortes.
Em um mundo cada vez mais conectado, não é de bom tom manter o celular ligado ou acessar as redes sociais durante a permanência no local. Fotos, então, nem pensar! É preciso respeitar o momento. Evite também conversas excessivas e em voz alta.
Antes de comparecer a um funeral religioso, sempre verifique quais são os rituais específicos. Isso evita constrangimentos em um momento já tão sensível entre os familiares.
Não há nada de errado em levar crianças a um velório. Porém, é importante prepará-los emocionalmente e explicar com clareza o que ocorre nesta cerimônia. Caso elas sintam-se desconfortáveis, não insista.
Se existir uma relação de intimidade com a família, ofereça ajuda à pessoa enlutada. Nesse período algumas atividades rotineiras, como cuidar da casa, levar os filhos à escola, entre outras, podem ser afetadas. Seja gentil.
