37% tem metade do orçamento comprometido
De acordo com pesquisa divulgada recentemente pela Fecomércio, grande parte dos acrianos está endividada. Os dados apontam que 37% dos entrevistados estão 50% do salário comprometido, 22% já comprometeram 80% da renda e 9% com todo o orçamento familiar destinado para pagar contas.
No geral, 32% dos moradores da capital estão com alguma inadimplência no mercado, mas conforme o economista da Fecomercio, Alex Barros, esse número era maior em março, “ponto positivo da pesquisa foi principalmente o fato da inadimplência ter reduzido. Em relação a março desse ano houve redução de 40 pra 32%, ou seja, se houve uma redução da inadimplência esses consumidor vai poder fazer comprar e até adquirir mais crédito.”
Nas ruas é difícil encontrar quem não esteja devendo, seja uma parcela de um carro, o cartão de créditos ou as contas mais recorrentes como luz e água. “Estou devendo um carro que estou pagando um consórcio e tem minhas dividas públicas,” disse o autônomo Artur Lustosa.
Deiveson de Araújo, também autônomo, conta que acha que não tem como fugir das contas, “pra ter as coisas a gente precisa se endividar.”
Mas há quem pensa o contrário e foge das contas desnecessárias, “eu não faço divida, porque eu detesto ter compromisso de pagar mensalmente, então eu zero tudo, economizo para não ter problema com ninguém”, garantiu o aposentado Raimundo Nascimento.
