Mortes no trânsito caíram mais de 40% este ano
De acordo com órgão, o número de vítimas fatais nas ruas caiu mais de 40% em 2017. No ano passado, somente no primeiro semestre, 41 pessoas foram mortas durante acidente de trânsito. Imprudência, negligência e imperícia são as principais causas das mortes nas ruas.
Rio Branco lidera o ranking de vítimas fatais em acidentes no estado. A explicação é óbvia, a capital concentra a maior frota de veículos, com mais de 150 mil veículos registrados.
Até o mês de agosto deste ano, segundo o Detran, 25 pessoas já morreram, uma redução de 42% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o diretor do órgão, Pedro Longo, a redução de mortes no trânsito é resultado das campanhas educativas que visam consciências o motorista. “Tudo que nós pretendemos obter é exatamente essa redução, principalmente o número de vítimas fatais. Nós tivemos em 2017 um primeiro semestre com muito êxito.”
Outra redução significativa apontada pelo Detran é a queda de quase 30% das ocorrências de embriaguez ao volante, redução essa atribuída as inúmeras blitz da Álcool Zero, valor da multa que subiu pra quase R$ 3 mil, além da perda da habilitação.
A partir de fevereiro de 2018, os motoristas de todo o país não serão mais multados caso sejam pegos dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação. Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito aprovou um projeto que cria uma versão digital da CNH.
Na prática, será permitido que motoristas de todo o país se identifiquem por meio de um aplicativo de smartphone. A ideia já está sendo adotado no estado de Goiás, em fase de teste.
