Time está selecionando jovens para o sub 19
O Independência Futebol Clube está voltando ao cenário esportivo do Acre. O time está se preparando para promover uma peneira, com meninos entre 16 e 19 anos. Em meio a retomada das atividades do tricolor estão jovens que sonham em fazer carreira no esporte tão pouco valorizado no estado.
O que o Natanael, o Sérgio Felipe e o Vitor tem em comum? Além da camisa tricolor que eles acabaram de vestir, um sonho: ter um futuro promissor como jogador de futebol. “Meu sonho é se tornar um grande homem, pessoa e ajudar meus pais”, disse Natanael Sampaio.
“O futebol representa ser jogador e quando eu for, ajudar as crianças que querem ser jogadores”, afirma Sérgio Felipe.
Vitor de Oliveira é outro apaixonado por futebol. Nunca jogou em times da categoria de base e não pensava em ser goleiro. “Falar a verdade eu queria ir na linha e comecei a pegar no gol, vi que tinha habilidade. Só jogava no futsal, essa é a primeira vez em campo. Tô gostando muito de ser goleiro”, disse.
O sonho compartilhado por uma multidão de garotos da idade deles parece uma utopia diante de um cenário tão difícil, como é o futebol fora dos grandes centros. Mas não é impossível, e eles correm literalmente atrás dessa realização.
Nesta terça-feira (2), os garotos entre 16 e 18 anos participaram de uma etapa, que pode ajudar nessa trajetória. Foi no campo do Independência Futebol Clube. O time que está há 2 anos fora das competições retorna com objetivo de formar uma equipe sub 19, visando disputar a Copa São Paulo 2018.
Sem recursos, mas com vontade de participar do futebol, o espírito do time é: ir devagar, alcançando meta por meta. “O sub 19 a expectativa é formar base para o próximo ano. Estou começando do zero, estou afastado há 6 anos do futebol. Pedi ao Nonatinho pra me ajudar, temos parceria com o Mimi. Vamos ver se formamos time pra jogar com os outros, mas se não ganharmos não tem problema não, quero uma base pro próximo ano”, afirma o auxiliar técnico Aníbal Honorato.
Honorato já foi jogador de futebol, roupeiro, massagista e zelador do Independência. Além de ocupar outras funções na administração do time ele também vai auxiliar a equipe técnica este ano. Até o final de semana, a ideia é fazer uma peneira, durante um amistoso, pra selecionar 20 atletas que vão compor o sub 19.
Entre os garotos, o entusiasmo fala alto, diante da oportunidade em vista. “Vou mostrar meu potencial e mostrar meu melhor que tenho aprendido nessa caminhada pra passar nessa peneira”, disse Natanael.
“Chegar atuando bem, com a garotada, treinando bem pra ficar na equipe. Quero mostrar minha habilidade, por que eu jogo na ponta, e fazer meu clube crescer”, disse Sérgio Felipe.

