Na manhã do último sábado, 29 de outubro, a Escola SESI realizou a Feira Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), uma solução de educação do Sebrae Nacional que, por meio da disciplina de empreendedorismo, monta pequenas empresas entre os alunos para ensinar comportamentos empreendedores e noções de planejamento e execução de um plano de negócios.
Este é o terceiro ano que a Escola SESI realiza o evento e a evolução pode ser percebida no comportamento dos alunos e na qualidade dos produtos oferecidos. Além da diversão em ver os pequenos empresários empenhados em suas lojas, os pais perceberam o desenvolvimento de outras habilidades. “O meu coração se enche de orgulho ao ver minha filha comprometida num projeto tão importante. É uma prova de que o futuro dessas crianças será brilhante, elas já são empreendedoras e estão aprendendo ainda mais a realizar seus objetivos. Com certeza ela se desenvolveu bastante, deixou a timidez de lado, e acredito até que tenha dom para o ramo das vendas”, comemorou o pai da aluna Ana Beatriz, do 2º ano, Wilson Martins.
Com uma caixa cheia de pirulitos de chocolate, o aluno Felipe Silva, 5º ano, passava por todas as salas e pelo pátio da escola oferecendo seus produtos. “Acordei bem empolgado e estabeleci uma meta, que é de vender todos os pirulitos. Vi que tem muitos compradores que visitam rápido as lojas, por isso resolvi me aventurar pelo pátio e por outras salas e oferecer para todos. Só volto para a minha loja quando não tiver mais nenhum produto dentro da caixa”.
“É uma grande oportunidade para aprendermos como funciona o empreendedorismo. Eu me dedico muito para confeccionar produtos interessantes e chamar a atenção dos compradores”, destacou a aluna do 7º ano, Vanessa de Oliveira.
A superintendente do SESI, Gisélia Belmina, explicou que a Pedagogia Empreendedora adotada pela Escola SESI está pautada e embasada nos Quatro Pilares da Educação para o Século 21, proposto pela Unesco, que são: Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Conviver e Aprender a Ser. “Para completar esse ciclo de contínua realização dessa prática empreendedora, temos o quinto pilar: Aprender a Sonhar”, completou.



