Pedal e consciência ecológica mobilizam esportistas
Um grupo de ciclistas de Rio Branco promoveu na tarde desta quarta-feira (21), uma cicleata pra reforçar a mensagem de que o meio ambiente precisa ser preservado.
A concentração aconteceu na praça do relógio, próximo ao rio São Francisco, no bairro Raimundo Melo. Dezenas de ciclistas deixaram os afazeres de lado pra participar da cicleata em prol do meio ambiente.
Segundo o presidente do Acre Biker’s, Deivmar Rodrigues, a atividade marca o dia da árvore, comemorado em 21 de setembro. Além disso, reforça a importância de preservar os igarapés da cidade. “Moramos no Acre e o Acre é a natureza. Então a gente tem que conservar”, explicou.
Entre o grupo que percorreu algumas ruas e avenidas, estavam o vigilante Francisco de Assis e o filho dele, Luiz Diego, de apenas 11 anos. Segundo o pai, a cicleata também é uma forma de protestar, de levantar várias bandeiras. ”Também demonstrar um pouco aos motoristas que temos direito à ciclovia para andar e incentivar e mostrar que essa modalidade de esporte que traz qualidade de vida”, disse.
Para Luiz Diego, a cicleata foi mais uma oportunidade de consolidar a parceria com o pai. “É a primeira vez que ando de bicicleta com ele em grupo e a expectativa é muito boa”, disse.
Cada ciclista recebeu um kit com panfletos para serem distribuídos. Nele, dicas para contribuir com o planeta e fotos da poluição dos rios e igarapés de Rio Branco. Eles também receberam um apito, como forma de protestar e alertar a população. “O rio está recebendo dejetos, esgoto e não fala nada. A única coisa que ele faz é secar. Esse apitaço é a voz do rio”, disse Deivmar Rodrigues.


