Rio continua baixando e previsão de chuva não é animadora
O Presidente da Associação de moradores do Panorama, o produtor rural José Carlos, fala das dificuldades que os moradores da localidade estão enfrentando para escoar o que produzem através do rio Acre.
José Carlos usa o transporte fluvial todos os dias para trazer a Rio Branco o que produz em suas terras, com a seca severa deste ano e o nível do rio Acre cada vez mais baixo ele diz que já está com dificuldades para transportar os produtos. “Tá muito crítico (sic) a situação do nosso rio Acre, se continuar assim, em questão de trinta dias nós vamos parar os barcos porque nós não temos canal pra passar nossas embarcações. O ribeirinho vai ficar preso.”
Em algumas comunidades os ribeirinhos já não conseguem escoar a produção através do rio, em alguns casos a saída é usar o trajeto mais longo, portanto mais caro, por terra. “Eu tenho um amigo lá do Lua Nova que teve que ir pra Porto Acre pra de lá fazer a trajetória por terra.” Disse José.
Desanimador
O nível do Rio Acre chegou hoje (8) a marca de 1 metro e 34 centímetros. O Major Claudio Falcão, confirma que a seca prejudica não só os ribeirinhos, mas também a captação de água. “Já com promete a navegação, a captação de água e é um momento crítico para nossa cidade, para população Acre.”
E a previsão não é nada animadora, de acordo com o Major a previsão é chuva é mínima, “é 5% de probabilidade. Nós temos previsão de chuva aqui em Rio Branco pra amanhã. Choveu esse fim de semana em Epitaciolândia e em Assis brasil. E aqui em Rio Branco temos previsão de chuva leve para amanhã e também pra quinta-feira, mas nada muito animador.”
