Mais de 90 ciclistas participaram da competição
A 3ª Etapa do Campeonato de Ciclismo foi realizada na manhã do ultimo domingo (5) no Parque da Maternidade. Ao todo nove categorias foram disputadas entre homens e mulheres.
As corridas na modalidade speed foram: Kids, infanto, iniciante, em seguida sub-30, máster A, máster B e máster C, além da turma da elite.
O ciclista Flavio Cabral trabalha como office boy e se dedica nos horários vagos ao esporte, ele diz esperar alcançar um melhor desempenho no ciclismo. “O esporte é pouco reconhecido, mas a gente tá aí (sic), fazendo o melhor possível pelo reconhecimento do ciclismo.” Disse Flávio.
Andar de bicicleta além de ser um meio de locomoção sustentável, auxilia muito na conquista e manutenção de uma vida saudável.
Pedalar melhora o condicionamento cardiovascular, ajuda na tonificação da musculatura, reduz o risco de várias doenças como o estresse e também colabora bastante para redução de peso.
Com uma vida mais saudável graças ao ciclismo o casal, Delano Lima (empresário) e Odilia Pinheiro (empresária), mudou a rotina. O marido incentivou a esposa ao esporte e desde então as pedaladas fortalecem a qualidade de vida do casal. “Eu acho que é muito importante. Em primeiro lugar a saúde, segundo porque não deixa de ser uma atividade que você conquista o emagrecimento.” Afirmou Odilia.
Já para o marido o apoio da equipe de ciclismo também é muito importante, “a turma é bem envolvida, o pessoal é bem amigo, eles procuram sempre incentivar aqueles que estão iniciando.” Completou Delano.
O ciclista Val Zambique compete em alto nível há cinco anos e explica que as dificuldades são grandes no esporte. Uma delas são os custos, por mês, um ciclista para participar de competições gasta em média, 1.200 reais. “Esse esporte é um esporte caro, que vem crescendo. Todo ano os ciclistas vêm evoluindo, atletas que poderiam com certeza representar o Acre em qualquer lugar se tivessem mais apoio e incentivo.”
Outro problema é a falta de local adequado para prática do ciclismo no estado. “Não tem lugar pra fazer o treino a noite, você tem que ter muito cuidado por conta da falta de iluminação e as vezes tem que faltar trabalho ou os estudos para treinar de dia.”

