Combate ao sedentarismo em rede: 24 países malhando
Nesta quarta-feira (25), em 24 países, acontece a 22ª Edição do “Dia do Desafio” 2016. No Acre, a competição conta com a participação de 14 cidades. O estado concorre contra uma cidade do Peru.
Até às 22 horas desta quarta, serão promovidas atividades físicas como treinamento funcional, pilates, spinning, artes maciais (todas as modalidades), ginástica e outros. São esperados no Sesc Bosque cerca de 5 mil pessoas durante o dia do evento.
O coordenador de esportes e lazer do Sesc, Gladson Roque, explica qual o objetivo do evento. “É tirar as pessoas do sedentarismo. A gente sabe que as pesquisas apontam que a atividade física ela melhora e prolonga a vida. A pessoa que pratica atividade física dorme melhor, ela tem um bom humor, ela tira o estresse e evita várias doenças.”
E para participar do evento não há restrições. O coordenador do Dia do Desafio no Acre disseque que basta querer. “Todo mundo pode participar. Ficou em pé, pode vir pro Sesc, começou a andar já pode participar, não numa atividade física, mas as crianças participam das recreações, não pode é ficar parado”.
E assim como não tem idade para iniciar, também não há uma idade máxima para quem quer se exercitar, “acima de 100 anos se quiser vir pra cá, temos alunos com 90 anos fazendo atividade física. Inclusive o nosso público da melhor idade temos 700 alunos”.
Um exemplo é o aposentado Nonato Lima, com 70 anos. Ele pratica pilates três vezes por semana. “É bom pra minha saúde. Eu tenho problema cardíaco e a atividade ajuda muito”.
Já Francisca Melo da Silva, pratica atividade física há 3 meses. Ela havia passado um período sem fazer nenhum esporte, mas, após um acidente em que ela perdeu parte dos movimentos do braço direito, decidiu retornar aos exercícios.
“Como eu tive atrofiamento muscular, eu iniciei as atividades. Eu também estava um pouco obesa e já emagreci 7 quilos. Pra mim, tem sido muito bom. A família e o professor me motivam. A atividade física pra mim tem sido essencial”.


