Instrutor de arbitragem da CBF fala sobre mudanças
O instrutor de Arbitragem da CBF, Sérgio Cristiano, está no Acre para ministrar curso aos árbitros do estado e atualizá-los sobre as mudanças nas regras da Fifa.
Ao todo foram modificados 58 conceitos dentro das 17 regras existentes. Apenas a regra 2, a bola do jogo, não teve alteração.
Sérgio foi árbitro da CBF por 17 anos. Desde 2003, é instrutor. Ele explica qual o objetivo da visita ao Acre. “Passar as informações a todos os envolvidos com o futebol, jogadores, comissão técnica, imprensa, árbitros, até mesmo torcedores, para que eles não sejam surpreendidos com algumas mudanças”.
O instrutor disse ainda quais os benefícios que essas mudanças trarão ao futebol. “A Fifa está fazendo cara feia para questão de burlas, questão de indisciplina, desrespeito a regras do jogo. Ela deliberou, nas mudanças dessas regras, que trará um verdadeiro jogo limpo”, comprometeu-se Cristiano.
No Acre, são ao todo 32 árbitros, entre eles 8 ligados a CBF. O presidente da Comissão de Arbitragem do Acre, Josemir Amorim, fala da importância do curso no estado. “Esse encontro está acontecendo em todos os estados do Brasil ao mesmo tempo simultaneamente, e a partir dessas informações oficiais e de acordo com o livro de regra nós vamos implementar aqui no nosso estado”.
Amorim explicou ainda, que as mudanças não serão adotadas na final do Campeonato Acreano tendo em vista que a competição já está terminando, mas nas próximas competições do estado, como o sub 19, os árbitros já observarão os novos conceitos.
Carlos Casas avalia as mudanças. “Elas vêm ajudar os árbitros e jogadores. São mudanças significativas e como toda mudança requer um tempo pra que tanto as equipes como a arbitragem possam se atualizar”.
O evento é aberto aos árbitros que fazem ou não parte da CBF e tem duração de 3 dias.


