Indicação do percurso do bairro fica apenas na frente
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) estuda a possibilidade de criar um projeto que obrigue as empresas de coletivo a colocar o itinerário dos ônibus na parte da lateral e traseira.
O objetivo é facilitar a visualização dos usuários, nas paradas, quanto ao destino dos ônibus. Esse tipo de serviço já foi adotado em outras capitais do país. Em rio branco, a indicação do percurso do bairro fica apenas na parte da frente.
Uma proposta como essa já foi elaborada pelo vereador Marcelo Jucá, no final do ano passado e aprovada pelos parlamentares. Mas o prefeito Marcus Alexandre vetou o projeto, o que revoltou o vereador. “Muitas das vezes quando o usuário de transporte coletivo chega ao ônibus e ele está parado, o usuário tem que ir à frente pra saber o itinerário daquele ônibus.”
Conforme o líder do prefeito na câmara, o vereador Gabriel Forneck, o projeto de lei foi vetado porque ele deveria ter sido feito pelo executivo, atendendo o orçamento municipal. “O problema é que noventa por cento dos projetos do vereador Marcelo Jucá são rejeitados na casa por vicio de iniciativa, ou seja, ele gera um custo ou ultrapassa o que a lei orgânica diz que é tarefa do poder municipal.”
O veto foi mantido pelos parlamentares que, inicialmente, haviam concordado com a proposta.

