Na manhã desta segunda-feira (21) aconteceu em Cruzeiro do Sul, a 1ª Caminhada Super Down, do projeto “Acessibilidade por um Mundo Melhor”, em alusão ao dia Internacional da Síndrome de Down. A caminhada teve concentração no primeiro portal da Av. Coronel Mâncio Lima, Centro do município.
O objetivo da ação é chamar atenção não somente do poder público, mas também de toda a sociedade para os problemas enfrentados pelos deficientes visuais, motores ou qualquer outro nas vias públicas.
“Cerca de 14,5% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência. Muitas vezes nós cobramos muito do poder público, mas a sociedade se omite. Quando um cidadão estaciona numa vaga de cadeirante, ele está roubando um direito assegurado pela constituição, então nós queremos chamar a atenção para que haja um melhor trafego dos deficientes em qualquer lugar e para que se tenha respeito também por parte da população,” afirma Clerton Souza, participante do projeto de forma voluntaria.
Para Francisca Oliveira, professora e mãe de uma criança portadora da síndrome de down a mobilização é um sonho que começa a ser realizado. “É a realização de um sonho pra mim. Estou muito feliz com esse evento, pois vivo essa realidade por ser mãe de uma criança com síndrome de down. Vamos conscientizar as pessoas”, destacou.



