Chefe da Superintendência do Acre participou do evento
O chefe da Superintendência Federal de Agricultura do Acre, Raimundo Barros, participou, nesta quarta-feira(24),em Brasília, das comemorações dos 100 anos de existência do Serviço de Inspeção Federa (SIF).O evento, ocorrido no auditório do Itamarati, contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), Katia Abreu, e foi prestigiado por instituições de ponta da agricultura como Embrapa, Confederação Nacional da Agricultura(CNA) e CONAB.
O SIF trabalha na defesa alimentar e vai desde o abate ao consumo final, abrangendo bovinos, suínos, aves e pescado.Ele atua em nada menos que 5.100 estabelecimentos espalhados em 1535 municípios brasileiros, contando para isto com uma legião de 2.500 servidores do MAPA, entre fiscais e agentes de inspeção. “É a garantia de alimentos saudáveis e seguros para o Brasil e exterior”, assegura Raimundo Barros. A ministra assinou ainda um decreto tornando mais rápido e menos burocrático o registro de rótulo do SIF.
Atuação no Acre.
Segundo Raimundo Barros, o SIF é uma segurança e estímulo ao agronegócio e a agricultura familiar. No Acre, o SIF está presente na fiscalização de bovinos, suínos e pescado. O chefe da Superintendência de Agricultura do Acre lembrou ainda o projeto de lei , atualmente em discussão no Congresso Nacional, que nivela o processo de inspeção federal animal e vegetal e comemorou o novo plano de defesa agropecuária para 20126. Entretanto, insistiu na necessidade de mais servidores do Mapa para o Acre, “a fim de garantir maior proteção alimentar para todo o Estado”.

