Número representa 7,4% de empresas do estado
Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), 7,4% das empresas do Acre fecharam as portas entre 2014 e 2015. Para o setor, os custos operacionais e a carga tributária são algumas das causas que desestimulam os empresários.
Não é preciso andar muito pelo centro de Rio Branco, para constatar que a situação não é favorável para o comércio varejista. Várias lojas fecharam as portas, e algumas empresas, enxugaram o aluguel de imóveis, reduzindo o número de filiais.
Segundo a pesquisa da CNC, entre 2014 e 2015, 1200 empreendimentos do comércio varejista fecharam as portas. Só no primeiro semestre do ano passado, 500 lojas encerraram suas atividades.
De acordo com a junta comercial do Estado, 1330 empresas pediram “baixa”. Por outro lado, 1285 empreendimentos foram abertos. O presidente do órgão, Leandro Domingos, avalia que a diferença negativa de 55 empresas não está relacionada à crise econômica.
Para ele, houve um aumento nos pedidos de encerramento de atividades, devido a uma nova lei que extinguiu a exigência de certidões negativas de débito junto aos órgãos federais. “Em circunstâncias normais, antes da sanção da lei e da crise, de cada duas empresas constituídas, uma era fechada. Então, em torno de 50% de baixa. Hoje subiu um pouco, mas a gente espera que essa situação seja revertida imediatamente por conta de que muitos empresários que queriam baixar suas empresas, já o fizeram”, disse.
A Associação Comercial do Acre (Acisa) fala um dos motivos para a desistência de muitos empreendedores no mundo dos negócios foi o aumento de custos. “São 1300 empresas fechadas e aí você coloca o número de pessoas desempregadas. Isso acaba afetando todos os segmentos de um modo geral, e isso é muito ruim”, opina o presidente da Acisa, Celestino Oliveira.
A entidade também acredita que o país precisa retomar ao eixo o mais breve possível. Para a Acisa, o governo caminha na contra mão do crescimento. “Estão fazendo exatamente o contrário, aumentando juros. Como você busca recursos para investir com juros tão altos? Aumentando impostos, você limita suas vendas por que tem que repassar o aumento ao consumidor”, argumenta.
