Nível ainda não preocupa, diz comandante dos Bombeiros
O Rio Juruá continua subindo e chegou aos 11,40m na manhã de hoje (11). A cota de alerta é de 11,80m e de transbordamento 13 metros. Apesar da elevação de dois metros em apenas dois dias, a situação, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, Coronel Marcelo Araujo, “ainda não é preocupante”.
Ano passado, o rio havia atingido a cota de alerta já no mês de janeiro e permaneceu assim durante 5 meses. “Achamos que não haverá necessidade de retirar nenhuma família de sua residência esse ano, mesmo porque a previsão de chuva para os próximos dias não indica que possa ter uma enchente de grandes proporções como no ano passado”, avalia a Cel. Araújo.
Um ponto positivo da elevação das águas do Rio Juruá é que o navio Hospitalar Dr. Montenegro pode seguir viagem e ir para Marechal Thaumaturgo. Os atendimentos à população do município começam na manhã deste sábado (13) e os médicos permanecem no local enquanto o rio estiver dando condições para navegação.
A contrapartida da elevação do nível do Rio Juruá é a quantidade de balseiros que estão descendo o rio e que ficam presos à base da ponte da União, mas o comandante do Corpo de Bombeiros garante que medidas estão sendo tomadas para segurança da população. “O Corpo de Bombeiros, com apoio de alguns barqueiros, realiza uma força tarefa no momento para retirada do entulho que se acumula na ponte para que não haja perigo aos ribeirinhos”.
