Países assinam termo de cooperação na próxima semana
Para reforçar a fiscalização das policias na área de fronteira, o Secretário de segurança de Pando (Estado) na Bolívia, Pedro Villa, deve se reunir na próxima quarta-feira (20) com a cúpula da segurança acreana na tentativa de preparar ações conjuntas que possam reduzir a criminalidade nas áreas de fronteira dos dois países.
A Polícia Militar do Acre já começou a atuar na barreira fixa de fiscalização em Plácido de Castro. Os agentes vão ficar na região onde foi construída a ponte que interliga o Brasil ao vilarejo Porto Evo Morales. Segundo dados da Secretaria de Segurança, esse é o local onde passa o maior número de carros roubados do Brasil. Da vila, esses automóveis são levados para várias cidades bolivianas, onde ganham novas placas. Outro ponto que vai ganhar uma barreira fixa é Capixaba, próximo à vila boliviana de Maparo.
Com tanta movimentação de policiais na fronteira, o Secretário de Segurança de Pando decidiu juntar forças, principalmente nesse período onde se descobriu que brasileiros estão passando camionetes roubadas na Bolívia para a cidade de Porto Velho, Rondônia, num trajeto pela cidade de Guajará Mirim. “Os delinquentes do Brasil estão cometendo diversos crimes em nosso país. É nosso interesse colocar todo esse pessoal na cadeia, mas para isso precisamos da ajuda da polícia do Acre”, disse.
O secretário Pedro Villa, reclamou de um grande grupo de brasileiros que atua em Cobija praticando desde pequenos furtos a assaltos, todos ligados ao tráfico de drogas. “Geralmente esses bandidos são os mesmos que cometeram crimes no Acre e estão ligados a quadrilhas do Brasil”, relatou.
Para a polícia acreana a ajuda vem em boa hora, já que a intenção é reforçar o policiamento em toda área de fronteira. Segundo o secretário Emylson Farias, na próxima quarta-feira a cúpula da segurança deve assinar um acordo de cooperação com o governo de Pando para atuações com conjunto nos municípios de fronteira.

