A Penitenciária Feminina de Rio Branco ganhou um novo espaço voltado para a capacitação e a reintegração social das mulheres em privação de liberdade. O local, que recebeu o nome de Espaço Sementes de Cultura, foi reformado e ampliado com recursos de penas pecuniárias administradas pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), somando cerca de R$100 mil em investimentos.
Antes, a área possuía apenas cobertura. Agora, além de climatização, foram construídas pequenas salas individuais destinadas a cursos profissionalizantes, oficinas e atividades culturais. O objetivo é oferecer mais conforto às reeducandas durante os treinamentos.
Durante a solenidade de entrega, o presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen/AC), Marcos Frank, destacou a importância da iniciativa para garantir dignidade no cumprimento da pena. “A dignidade da pessoa humana se fortalece na medida em que são atribuídas maiores condições necessárias ao cumprimento da pena”, afirma.
Já a vice-presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, ressaltou o caráter de humanização da iniciativa. “Trata-se de um momento de humanização, em que todos estão aqui muito abertos. O Iapen também tem feito o seu melhor aqui para que elas possam se capacitar”, diz.
As internas também reconhecem a importância dos cursos. Uma das detentas relatou já ter concluído cinco formações dentro da unidade, e vê na qualificação uma oportunidade de reconstruir a vida fora do sistema prisional. “Cada curso que é colocado aqui é uma oportunidade para a reeducanda. Já fiz cinco cursos, inclusive de manicure”, afirma.
Com informações de Débora Ribeiro, para TV Gazeta.
Saiba mais
Concurso do Iapen: resultado preliminar para agente de polícia penal é divulgado