No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, deflagrou uma grande operação contra o desmatamento ilegal na reserva extrativista Chico Mendes, no Acre.
Batizada de Operação Sussuaruna, a ação mira principalmente a pecuária irregular praticada por invasores dentro da unidade de conservação. A operação envolve uma força-tarefa com o apoio da Polícia Militar Ambiental, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Ministério Público Federal e o IDAF. Animais foram apreendidos e moradores obrigados a se retirarem das terras.
Na tarde de domingo , os moradores de Xapuri fecharam a BR-317 em forma de protesto contra a atitude do ICMBio e esperam um posicionamento da bancada federal de deputados acreanos em relação ao assunto. Em uma carta aberta, moradores denunciaram abusos por parte da operação. Segundo o documento, os moradores estão sendo vítimas de abuso de autoridade, restrições indevidas e desrespeito aos direitos humanos.
Eles exigem o fim das práticas que consideram arbitrárias e mais respeito às comunidades tradicionais. O objetivo, segundo o ICMBio, é proteger a floresta e garantir o modo de vida das comunidades tradicionais da região.
Matéria produzida pelo repórter Marilson Maia, para a TV Gazeta.
