A Associação Amigos Solidários realizou a entrega da 23ª casa, na tarde desta quarta-feira (18), desta vez no município de Plácido de Castro. O beneficiado foi o senhor Francisco Ferreira, de 51 anos, um mecânico de bicicletas que, há anos, luta para cuidar do filho José Lopes, de 24 anos, que possui paralisia infantil.
A entrega foi marcada por uma cerimônia simples, mas carregada de emoção e gratidão. Francisco, viúvo há três anos, enfrentou inúmeras adversidades após a morte da esposa, vítima de câncer. Antes de falecer, ela fez um último pedido: que Francisco conseguisse oferecer uma casa mais digna para ele e o filho. Esse sonho, agora, tornou-se realidade graças à solidariedade de voluntários e doadores.
A história de Francisco sensibilizou os membros da associação, especialmente Derineudo de Souza, um dos voluntários que lideram o projeto. Ele conheceu a situação da família durante uma visita à oficina de bicicletas onde Francisco trabalha. “Viemos conversar com ele e percebemos a urgência de ajudar. Graças a Deus, conseguimos realizar mais um sonho”, relatou.
A cuidadora Vanusa de Mesquita, que acompanhou José por mais de cinco anos no período escolar, também esteve presente na cerimônia. Visivelmente emocionada, ela relembrou a luta enfrentada pela família. “Conheci a mãe dele, uma guerreira. Ver essa conquista hoje é emocionante e muito merecido.”
A casa, construída e mobiliada com o valor de R$42 mil, foi viabilizada por meio de doações arrecadadas através da campanha Voa Vaquinha e do apoio de voluntários. Além disso, o excedente da arrecadação garantirá 10 meses de alimentação para a família.
“Estamos deixando aqui muita alegria e a sensação de dever cumprido. A construção de uma sociedade justa e solidária se faz com amor e dedicação”, declarou um dos voluntários presentes.
Francisco não escondeu a gratidão. “O sonho da minha esposa foi realizado. Só Deus para colocar pessoas tão boas em nossas vidas. Estou muito feliz por esse momento.”
A Associação Amigos Solidários segue empenhada em transformar vidas, contando com o apoio da comunidade para viabilizar novos projetos e atender mais famílias em situação de vulnerabilidade.
Matéria produzida pelo repórter Marilson Maia para a TV Gazeta.
