O apagão que atingiu o estado do Acre, além de Rondônia e parte do Mato Grosso, na última quinta-feira (22) deixando a população sem energia elétrica por mais de três horas, causou transtornos durante a a interrupção. O secretário de Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanipal Mesquita, orientou os consumidores e comerciantes afetados a acionar a concessionária de energia, a Energisa, para buscar ressarcimento por eventuais prejuízos.
Mesquita explicou que, conforme as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a concessionária é obrigada a monitorar as descontinuidades no fornecimento de energia e, em caso de interrupções que superem os padrões de qualidade estabelecidos, a empresa é automaticamente multada. “Qualquer interrupção não programada, decorrente de manutenção ou falhas no sistema, garante ao consumidor o direito de buscar compensação, especialmente quando os indicadores de qualidade são infringidos”, afirmou o secretário.
Ele ressaltou ainda que os usuários podem verificar na própria conta de luz se os indicadores de qualidade estão sendo cumpridos. “É uma oportunidade para cada empreendedor ou usuário de energia avaliar se está sendo devidamente compensado pela concessionária”, completou.
Em nota, a Energisa esclareceu que as causas e o local exato do problema que provocou o apagão estão sendo analisados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável pela coordenação da operação do Sistema Interligado Nacional. A concessionária também reforçou que a falha não ocorreu na rede de distribuição local, mas no sistema de suplemento de energia para o estado.
Os consumidores e comerciantes afetados pelo apagão podem buscar informações sobre o processo de ressarcimento diretamente com a Energisa, que deve seguir as diretrizes da ANEEL para atender às reclamações e demandas de compensação.
Com informações da repórter Wanessa Souza para TV Gazeta
