O Rio Acre em Rio Branco finalmente apresentou sinais de vazantes significativos. Na manhã desta quinta-feira (07), às 06h, o manancial apresentou a marca de 17,76 metros, ou seja, teve uma diminuição de 11 centímetros em menos de 24 horas.
Em Rio Branco, a enchente acontece desde o dia 23 de fevereiro quando o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento com 14 metros. Desde então, diversas pessoas e famílias estão desabrigadas com diversos bairros atingidos, o que consequentemente resultou na segunda maior cheia de Rio Branco com 17,89 metros.
Ao todo nesta quarta-feira (06), tinham 11 abrigos para a população que atualmente chega a 4.012 pessoas e 1.051 famílias alojadas nesses locais. O principal deles é o Parque de Exposições que por mais um ano consecutivo é palco de abrigo para as pessoas que tiveram suas residências comprometidas pelas cheias.
Somente ele comporta mais da metade de todas as pessoas desalojadas, com 867 famílias e 3.449 pessoas comportadas la. Além disso, foram criados 880 boxes para comportar essas pessoas e lhes darem um pouco mais de privacidade com as famílias e parentes.
Cerca de 45 bairros foram atingidos na zona urbana, enquanto nas comunidades rurais foram 23, diversas regiões estão ilhadas e o acesso fica cada vez mais difícil, com único meio possível sendo por meio de embarcações, com isso, todo tipo de ajuda e assistência é difícil.



