Renúncia foi divulgada pelo presidente da Ordem no Acre
Em entrevista coletiva realizada no início da noite de sexta-feira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, anunciou que o advogado João Augusto Freitas Gonçalves renunciou à presidência da Caixa de Assistência da OAB.
Gonçalves é acusado de falsificar assinatura de juízes do trabalho como forma de fraudar emissão de alvarás judicial: liberação de dinheiro com ordem da Justiça do Trabalho. A prisão foi feita na sexta-feira pela Polícia Federal. Há suspeita de que tenha envolvimento de um funcionário de banco público.
Jardim prometeu obedecer as normas previstas dentro da Ordem (sessão especial do Tribunal de Ética e Disciplina) para avaliar possível punição ao advogado. O presidente, no entanto, ressaltou que “não há prazo legal estabelecido”.
“Instauramos um procedimento disciplinar para averiguar administrativamente as condutas que foram descritas na representação. Inclusive, com possibilidade de suspensão cautelar do registro do exercício profissional”, ponderou, ao ser questionado sobre medidas práticas para resguardar a imagem da instituição.


